sábado, 5 de abril de 2008

Significado e tipos de ateísmo

A palavra “ateísmo” é formada pelo prefixo “a”, que significa “ausência”, e pela palavra “teísmo”, que significa “crença em um ou mais deuses”. Portanto o termo “ateísmo” é definido literalmente como “ausência de crença em um ou mais deuses”. Por esse motivo é incorreto afirmar que o ateísmo é “a crença na inexistência de um ou mais deuses”, pois o mesmo, em sua natureza básica, não é uma crença, mas sim a ausência de uma ou mais. Aprofundando-se, é perceptível que o termo “ateísmo” é uma negação ao termo “teísmo”, portanto, independentemente do motivo, se certa pessoa não acredita na existência de um ou mais deuses, tal pessoa é um ateu, pois não há teísmo.

Quanto aos tipos de ateísmo, podem ser divididos em dois:

1) O primeiro é o ateísmo indireto ou implícito. Neste tipo, o individuo ateu não possui teísmo por não existir familiaridade alguma com a(s) crença(s) em deus(es). Uma criança que nunca foi doutrinada na religião cristã é um exemplo de ateísmo indireto em relação à divindade da crença cristã. É importante ressaltar que o indivíduo enquadrado neste tipo de ateísmo não rejeita ou nega a veracidade do teísmo, pois no caso, ele nem ao menos o conhece, o que é um pressuposto básico para a negação.

2) O segundo tipo é o ateísmo direto ou também explícito. O indivíduo rejeita o teísmo explicitamente, pois há familiaridade com o mesmo. As motivações para o ateísmo direto podem ser psicológicas, que são filosoficamente irrelevantes, e, principalmente, críticas. Este ateísmo crítico rejeita a existência de deus afirmando que tal crença é completamente infundada, mostrando a escassez ou inexistência de evidências que comprovem a mesma, ou, por vezes, contradições que obviamente anulem a divindade em questão. No ateísmo "explícito", ainda temos o ateu forte (ímpio completo) e fraco (agnósticos ateístas) e ainda ativos e passivos (ateus fortes que "militam" ou não por 'causas' ateístas ou laicas na sociedade)


Obs.: É importante salientar que ambos os tipos de ateísmo possuem caráter negativo, ou seja, não fazem qualquer afirmação positiva. Ambos estão ligados a ausência de crença, tanto explicitamente como implicitamente. O ateu carece da crença na existência de deus.

Nenhum comentário: