quarta-feira, 4 de junho de 2008

Básico do Básico.

Acho importante relatar que em meu escasso tempo livre venho estudado mais e mais. Apesar de pensar sempre ao ler um livro coisas como:

“Estou cansado de ler o que ELES escrevem, quero é escrever a MINHA opinião”

Porém, curiosamente, sempre que redijo algumas linhas de filosofia pessoal, acabo consultando-os novamente para ter certeza sobre o que estou escrevendo.

Bom, a mensagem que quero passar neste post não é complexa.

Aconselho que qualquer candidato a ateu ou já ateu, inicie o mais rápido possível seu mini-curso de Filosofia.

É importante que o indivíduo entenda coisas básicas, que aparecem desde a mais simples epistemologia, até ao método de elaboração de idéias e assim debates.

É importante sim que haja estudo sobre a dialética e a retórica, mas é inviável que qualquer ateu comece sua “jornada militante” sem antes se preparar adequadamente.

Aqui vão algumas dicas:


  • Ler obras Filosóficas com determinados “guias” para o entendimento do próprio entendimento. É aconselhável ler alguns livros de Introdução ao Estudo do Direito (trabalham muito as relações sujeito-imagem-objeto).

  • Ler as principais obras Metodológicas sobre como elaborar um conhecimento. Nisso, devo citar 'Discurso do Método' (Descartes), 'Investigação Acerca do Entendimento Humano' (Hume) e 'Crítica da Razão Prática' – 'Crítica da Razão Pura' (Kant) como obras básicas.

  • Ler algumas resoluções para o problema de falhas no conhecimento. Aconselho autores como Nietzsche e Sartre.

  • Pesquisar sobre as argumentações que viriam a demonstrar a existência de Deus e suas refutações, assim como os argumentos que desprezariam tal existência como evidente.

Nenhum comentário: